sábado, 12 de dezembro de 2009

Origem da Igreja em Rondônia


Fotos do site oficial da Assembleia de Deus em Porto Velho
Por: Pr. Rui Raiol

A história da Assembleia de Deus em Rondônia, mais precisamente em Porto Velho, hoje sua capital, está diretamente ligada ao Movimento Pentecostal que teve início em Belém do Pará em 1911.

Era o ano de 1922, quando José Marcelino da Silva saiu de Belém para evangelizar “Porto do Velho”, uma localidade simples, à época ligada ao Estado do Amazonas. Ali, começou a testificar de Jesus e logo colheu preciosos frutos.

Em 1921, chegara a Belém o missionário norte-americano Paul John Aenis. Depois de conviver um pouco com os pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, foi enviado pelo Espírito Santo a Porto Velho no início de 1922. Ali, juntamente com José Marcelino, organizou a primeira congregação. Em 28 de fevereiro do mesmo ano, Paul Aenis realizou o primeiro batismo de quatro novos convertidos. A semente do Evangelho estava lançada em boa terra!

Posteriormente, José Marcelino da Silva foi consagrado ao ministério pastoral. Em 1928, assumiu o ministério da igreja em Porto Velho. Foi apenas mais um dos muitos obreiros que Belém enviaria no alvorecer da mensagem pentecostal daquela abençoada terra.

Hoje, quando a Assembleia de Deus ruma ao Centenário, a memória de José Marcelino da Silva, Paul John Aenis, Manoel Cézar da Silva, Leonardo Severo da Luz, Januário Norberto Soares, Manoel Pirabas, Juvenal Roque de Andrade, Joviniano Rodrigues Lobato – entre outros – clama para que nenhum de seus frutos em terras rondonienses esqueça e deixe de honrar a Igreja-mãe, de onde partiram valorosos príncipes do Senhor. Não podemos remover os marcos do Espírito Santo!

Nenhum comentário: